DOENÇAS | DIFTERIA

A Difteria é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Corynebacterium diphtheriae. A transmissão se dá pelo contato com a pessoa doente ou simplesmente portadora da bactéria, através de gotículas de saliva disseminadas pela tosse ou espirro, e pela simples conversação. A bactéria se acomoda na mucosa do nariz, da faringe ou da laringe e então inicia a sua manifestação pelo aparecimento de uma membrana cuja cor pode variar de cinza a preto.

A incidência vem diminuindo em todo o mundo nas últimas décadas, graças ao amplo uso da vacina tríplice (difteria, coqueluche e tétano).

O quadro se inicia com febre, dor de garganta e dificuldade para respirar, e os sintomas sistêmicos aparecem devido à disseminação da toxina (substância protéica) produzida pela bactéria, que pode atacar diversos órgãos, como coração, rins e sistema nervoso, levando a morte em 10% dos casos.

O tratamento é feito com uma antitoxina para tentar impedir a sua ação nos vários órgãos e com antibióticos para impedir que as bactérias continuem fabricando a toxina. É fundamental também o tratamento de apoio para evitar a falência dos diversos órgãos (internação, suporte respiratório, repouso absoluto, etc.). Após a cura, é necessária a vacinação, pois pelo menos a metade dos pacientes não desenvolve imunidade suficiente e fica sujeita à re-infecção.

Voltar