DOENÇAS | POLIOMIELITE

É uma doença infecciosa aguda causada por um vírus chamado de Poliovírus. Existem três tipos de poliovírus: 1, 2 e 3, que são distintos entre si.

A doença é transmitida através da água, alimentos e pelo ar.

A maioria das infecções é assintomática, ou seja, não apresentam sintomas clínicos, porém em alguns casos pode evoluir para forma grave e irreversível de paralisia.

Este quadro se inicia com sintomas gerais como febre (raramente maior que 39ºC), mal estar, falta de apetite, náuseas, vômitos, dor de cabeça e de garganta, dor abdominal não localizada. Depois de alguns dias aparece dificuldade para urinar e evacuar, evoluindo para paralisia de um ou mais grupos musculares tornando difícil locomover-se, comer ou até impedir a respiração, em alguns casos evoluindo para a morte.

As seqüelas normalmente são definitivas, com paralisia flácida mantida.

O tratamento consiste em terapia de suporte respiratório e oferta de líquidos e nutrientes, evitando a desidratação e a desnutrição.

Nos dias atuais, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), ainda ocorrem casos novos no mundo, principalmente em alguns países da África e sudeste asiático. O último caso registrado no Brasil foi em 1989, na Paraíba, e no ano de 1994, nosso país recebeu o Certificado de Erradicação da Poliomielite, sucesso este devido à estratégia vacinal realizada a partir de 1980 com os Dias Nacionais de Vacinação que ocorre duas vezes ao ano.

Voltar