VACINAS PARA ADULTOS | GRIPE

Esta vacina deverá ser aplicada anualmente no início do outono (março/abril), principalmente em pessoas portadoras de doenças crônicas como diabetes, doenças respiratórias (asma, enfisema, bronquite, etc.), cardíacas, renais, hepáticas e outras doenças debilitantes em geral, porém qualquer pessoa pode receber a vacina - especialmente as crianças pequenas que podem apresentar complicações com maior freqüência. Não apresenta efeitos colaterais significativos.

A vacina é confeccionada anualmente segundo a expectativa do tipo de vírus que circulará no inverno seguinte, devendo ser aplicada sempre antes da estação de circulação do vírus, que é no inverno.

Muitas empresas têm realizado campanhas de vacinação com o intuito de reduzir o absenteísmo e melhorar a saúde do trabalhador.

Profissionais de saúde e grávidas devem receber anualmente a vacina.

A vacina é segura e eficaz, e deve-se ter em mente que a proteção é conferida cerca de um mês após a aplicação, e que a efetividade é contra a gripe, e não contra resfriados ou outras doenças respiratórias. Por ser confeccionada com fragmentos de vírus mortos é incapaz de causar doenças ou levar a efeitos colaterais como coriza, tosse e doença respiratória. Febre baixa e dor no local da aplicação podem ocorrer.

Voltar