VACINAS PARA ADULTOS | VARICELA (CATAPORA)

A varicela, também chamada popularmente de catapora, é uma doença causada por um vírus, cuja disseminação ocorre muito facilmente. Não é raro, ouvirmos falar em epidemia ou surto de catapora em ambientes fechados, como escola, creches, ambiente de trabalho, etc. O vírus da varicela é muito transmissível, através do ar. A vacina contra a varicela está indicada para todas as pessoas que nunca tiveram a doença, a partir de 1 ano de idade, sem limite de idade.

No caso da vacinação contra a varicela estar programada junto com a vacina tríplice viral, estas vacinas devem ser aplicadas no mesmo dia, ou na sua impossibilidade, aguardar intervalo de 28 dias entre elas. A vacina contra a varicela é aplicada por via subcutânea, em duas doses nos adultos, com intervalo de 4 a 8 semanas entre elas. A eficácia da vacina contra as formas graves da varicela é de 90 a 95% e para todas as formas de varicela entre 80 a 85%.

Na situação uma pessoa que nunca teve catapora, ter contato com paciente na fase aguda da catapora (doença ativa) está indicada a vacinação o mais rápido possível (até no máximo 5 dias após o contato), com a finalidade de evitar ou pelo menos minimizar a doença. A varicela nos adultos apresenta-se muito mais grave e intensa que nas crianças. Está relatado um numero maior de complicações decorrentes da varicela nos adultos, como pneumonia, encefalite, infecção de pele, etc., quando comparado as crianças.

A vacina contra a varicela é feira com vírus vivo atenuado, podendo assim apresentar alguns eventos adversos. O mais comum é febre que aparece 2 a 3 dias após a vacinação e é benigna e auto-limitada. Recomenda-se evitar o uso de derivados do ácido acetil salicílico – AAS após a aplicação da vacina, pelo risco teórico de uma doença muitíssimo rara, porém grave (Síndrome de Reye).

Voltar