VACINAS INFANTIS | HEPATITE B

A vacina contra a hepatite B é importantíssima, pois confere proteção contra um dos vírus da hepatite que pode se tornar uma doença crônica (para sempre), evoluindo muitas vezes para cirrose e câncer do fígado. A vacina contra o vírus da hepatite B está indicada para TODAS as crianças já ao nascimento, pois tem a capacidade de prevenir a transmissão do vírus da hepatite B da forma dita “vertical”, ou seja, da mãe para o recém-nascido no momento do parto a partir da contaminação da criança pelo sangue materno. A vacina é indicada em 3 doses, sendo a primeira aplicada nas primeiras horas de vida, a segunda entre 1 e 2 meses em relação à primeira dose, e a 3ª dose 6 meses após a primeira. Nos casos de vacinação de prematuros e lactentes abaixo de 2 kg, está indicada uma quarta dose no esquema (0, 1, 2 e 7 meses), iniciando-se sempre a vacinação na maternidade, horas após o nascimento. A eficácia da vacina contra a hepatite B é superior a 95%.

A via de aplicação é intramuscular, sendo esta vacina extremamente segura, feita por tecnologia de engenharia genética e praticamente livre de eventos adversos graves. Caso a criança não tenha recebido a vacina no nascimento, estará indicada a vacinação a qualquer momento, com o objetivo da prevenção da outra forma de aquisição do vírus da hepatite B por via sexual ou através da exposição de instrumentos contaminados com sangue de paciente portador do vírus da hepatite B. Em qualquer idade, o esquema é sempre de 3 doses. A vacina da hepatite B pode ser feita concomitante com qualquer outra vacina, sem interferência.

Hepatite A+B
Existe disponível a vacina contra a hepatite A + B, juntas numa só aplicação. Esta vacina esta indicada para as crianças acima de 12 meses de idade e que não tenha ainda recebido a vacina contra o vírus da hepatite B, também sendo aplicada em 3 doses (0, 1 e 6 meses), por via intramuscular.

Voltar