VACINAS INFANTIS | MENINGITE

Meningites (Meningocócica, Pneumocócica e Haemophilus)

Vacina Anti-Haemophilus

O Haemophilus influenza tipo B era um dos principais agentes causadores de Meningites antes da introdução da vacina no calendário de diversos países. A vacina conjugada foi capaz de reduzir o número de casos a praticamente zero em nosso país, e deve ser aplicada a partir de 2 meses de idade em 3 doses com intervalo de 2 meses entre elas. Um reforço após um ano é indicado. A vacina é segura e eficaz, praticamente sem nenhum efeito colateral, e deve ser aplicada em conjunto com outras vacinas: Pólio, Tríplice e Hepatite B (na mesma seringa), propiciando a redução no número de injeções e maior conforto para as crianças.



Vacina Anti-Meningocócica C Conjugada

É outro exemplo de vacina conjugada que demonstrou enorme capacidade de redução no número de casos a pós a utilização em massa em diferentes países. Introduzida inicialmente no Reino Unido em 2002 tem demonstrado sua capacidade de proteção individual e também sendo utilizada em bloqueios de surtos.

Protege contra um tipo grave e mais comum de meningite bacteriana - Meningocócica do tipo C. A Vacina está indicada para todas as crianças a partir de 2 meses de vida até adolescentes. No primeiro ano de vida são aplicadas 2 doses mais um reforço no segundo ano, e a partir de 1 ano de idade, a vacina deve ser aplicada em dose única.

Raros são os efeitos colaterais que são leves e de curta duração.



Vacina Anti-Pneumocócica

O Pneumococo é uma bactéria causadora de várias doenças em crianças, especialmente nas menores de 5 anos de idade. É responsável por doenças graves como pneumonias, meningites e septicemias, além de outras infecções comuns de vias aéreas como sinusites e otites.

Com existem vários tipos de pneumococos (sorotipos) as vacinas que dispomos são as chamadas multivalentes, ou seja, contemplam vários tipos da bactéria, os mais freqüentes e os relacionados com formas mais graves da doença ou ainda os de mais difícil tratamento (mais resistentes).

Entre as vacinas licenciadas em nosso país dispomos de uma que contém sete e outra que contém 10 sorotipos. Em breve devemos contar com uma mais ampla que conterá 13 sorotipos. Consulte seu pediatra para a indicação de qual vacina é preferível no seu caso.

Ambas devem se aplicadas precocemente a partir dos dois meses de idade, num esquema de três doses (2, 4 e 6 meses) e um reforço aos 15 meses de idade. Febre e efeitos colaterais locais como dor ou vermelhidão, são reações que podem ocorrer, porém são leves e passageiras.


Vacina anti-meningocócica ACWY conjugada

Nova vacina que amplia a proteção contra essa grave forma de meningite para quatro diferentes tipos. Por ora licenciada para uso somente em adolescentes, vários países já a utilizam a partir de 2 anos de idade, com excelentes resultados.

Voltar