VACINAS INFANTIS | TRÍPLICE VIRAL (SCR)

A vacina chamada de tríplice viral confere proteção contra 3 componentes: vírus do sarampo, da caxumba e da rubéola. Esta vacina é muito importante e está indicada para TODAS as crianças a partir de 1 ano de idade. Sua aplicação é subcutânea, e deve ser aplicada no mesmo dia que a vacina contra a catapora (ou varicela), ou se não for possível, deverá ser respeitado um intervalo mínimo de 28 dias entre elas.

A vacina tríplice viral é feita com vírus vivos atenuados, e esta característica possibilita o aparecimento de algumas reações após a sua aplicação. A reação mais comum é febre, que pode ser baixa ou mesmo alta, que se manifesta entre o 5° e o 14° dia após sua administração. A febre costuma durar, 24h a 72h, sendo benigna e auto-limitada. Outro tipo de reação esperada, embora bem menos comum é o “rash” cutâneo, ou seja, uma reação na pele, como se fosse uma reação alérgica, que também é benigna e não há necessidade de medicação especifica.

A vacina tríplice viral foi fundamental para o total controle do sarampo no nosso país, e almejamos um dia obtermos a erradicação da rubéola e da temida síndrome da rubéola congênita, doença grave e permanente que acomete fetos cujas mães tiveram a doença aguda durante a gestação.

A vacina tríplice viral é contra indicada na gestante, mas não exista qualquer contra-indicação para as crianças cujas mães estão gestantes ou que se encontrem amamentando.

Está previsto no esquema vacinal uma dose de reforço entre 4 e 6 anos de idade. A eficácia da vacina tríplice viral é em media de 95%.

Voltar