GRIPE (INFLUENZA)

Segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A vacina contra influenza, ou gripe, é formulada a partir de vírus inativados. Existem dois tipos desta vacina: o trivalente, que protege contra duas cepas de vírus A e uma de vírus B, e a quadrivalente, que protege contra duas cepas de vírus A e duas de vírus B.

A cada ano a vacina sofre alterações em sua composição visando proteger contra as cepas de vírus que devem ser mais prevalentes naquele inverno, em cada hemisfério, baseada nas recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quando tomar: A partir dos 6 meses de vida e repetir anualmente nos meses que antecedem o inverno. As crianças de 6 meses a 9 anos de idade devem receber duas doses, com intervalo de um mês, na primeira vez em que forem vacinadas. Posteriormente, uma única dose anual.

Aplicação: Intramuscular.

Contraindicação: Pessoas com alergia grave a um dos componentes da fórmula ou a aplicações anteriores da vacina.

Importância da prevenção: A influenza, ou gripe, pode provocar sérias complicações – especialmente respiratórias (pneumonia) – em crianças e idosos, além de pacientes portadores de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e imunodeficiências. Esta poderosa virose atinge de 5% a 10% da população adulta do mundo a cada ano, e até 20% a 30% das crianças.