PNEUMOCÓCICAS CONJUGADAS

Segunda-feira, 13 de novembro de 2017

As vacinas pneumocócicas conjugadas protegem contra dez ou mais tipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo), bactéria responsável por doenças graves, como pneumonia, meningite e septicemia. A vacina pneumocócica conjugada 10 – valente (VPC10) tem em sua formulação dez tipos diferentes da bactéria. A vacina pneumocócica 13-valente (VPC13) é mais completa, com maior espectro de proteção, protegendo contra 13 tipos de pneumococos, todos inativados.

Quando tomar: Tanto a VPC10 quanto a VPC13 devem ser aplicadas em três doses, aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de idade. Também é necessário um reforço desta vacina no 15º mês de vida.

Aplicação: intramuscular.

Contraindicação:  Em casos de alergia severa com algum componente da fórmula.

Importância da prevenção: A meningite é um processo infeccioso que atinge as meninges, membranas que revestem o cérebro, a medula espinhal e o sistema nervoso central. As formas bacterianas são consideradas mais graves do que as virais, e os pneumococos são microrganismos que provocam muitos dos casos.

Já as pneumonias são infecções que comprometem o funcionamento dos pulmões, e as formas bacterianas consistem a maioria dos casos.