Banho gelado e gripe: é possível?

Pode Tomar Banho Gelado Com Gripe

Para não dificultar o diagnóstico, recomenda-se tomar o banho frio como medida de controle para febres acima de 39 °C, além de procurar atendimento médico, de acordo com outros sintomas que estiver apresentando.

Banho frio causa gripe? Descubra a verdade

A ideia de que tomar banho frio pode piorar os sintomas da gripe é apenas um mito. É importante lembrar que a gripe é causada por um vírus e, portanto, só se contrai a doença ao entrar em contato com ele. Tomar um banho gelado não tem relação direta com o contágio do vírus da gripe.

Não há evidências científicas que comprovem os efeitos negativos do banho frio na gripe, mas também não existem benefícios comprovados. No entanto, é importante ressaltar que o banho frio pode causar desconforto para pessoas que estão doentes.

Isso ocorre porque o banho frio pode agravar problemas respiratórios. O frio tem a capacidade de paralisar os cílios nasais, que são responsáveis por filtrar o ar que respiramos, resultando em um aumento na produção de secreção nasal. Com as vias aéreas mais secas, congestionadas ou inflamadas, nosso corpo fica menos protegido contra vírus e bactérias oportunísticas, abrindo caminho para o desenvolvimento de infecções.

No caso em questão, é mais recomendado optar por um banho quente. Isso se deve ao fato de que o vapor proveniente do banho auxilia na diminuição da congestão nasal, também conhecida como nariz entupido. Ao inalar o ar quente e úmido durante o banho, as cavidades nasais são abertas e o nariz fica desobstruído, sendo esse um dos sintomas mais comuns da gripe.

You might be interested:  Benefícios dos Sucos para Tratar a Gripe

Quando evitar tomar banho frio?

Se você não se sente confortável tomando banhos tão frios, não há problema em optar por temperaturas mais amenas. O importante é encontrar um equilíbrio entre a temperatura da água e os benefícios que ela proporciona para seu corpo. Banhos muito quentes também devem ser evitados, pois podem prejudicar a barreira cutânea da pele.

Uma dica prática para quem deseja experimentar os benefícios do banho de água fria é começar aos poucos. Inicie com uma temperatura morna e vá diminuindo gradativamente ao longo do tempo até alcançar uma sensação mais refrescante. Essa transição gradual ajudará seu corpo a se adaptar à mudança térmica sem causar desconforto ou choque.

Outra opção é alternar entre jatos de água quente e fria durante o banho. Esse contraste térmico estimula ainda mais a circulação sanguínea e traz diversos benefícios para o organismo. Comece com alguns segundos sob água quente seguidos por outros segundos sob água fria, repetindo esse ciclo algumas vezes antes de finalizar o banho.

Lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo e, caso tenha alguma condição de saúde específica, consulte um médico antes de iniciar qualquer mudança em sua rotina de banho. O importante é encontrar o equilíbrio entre conforto e benefícios para a saúde ao escolher a temperatura da água durante o banho.

Banho gelado com febre alta: é recomendado?

Em determinadas situações, tomar um banho frio pode ser benéfico no combate à gripe. Isso ocorre especialmente quando uma pessoa está com febre muito alta e mesmo após tomar medicamentos para reduzi-la, a temperatura corporal não diminui. Nessas circunstâncias, uma ducha gelada ajuda a baixar a temperatura do corpo.

You might be interested:  Causadores da Hepatite B e C

No entanto, é importante ressaltar que não se deve tomar banho com água morna ou fria quando a febre ainda está baixa. Isso ocorre porque o contato da água fria com o corpo pode retirar calor do mesmo. Portanto, se uma pessoa com febre baixa adotar essa medida de forma precipitada, poderá estar escondendo uma possível febre mais alta que possa surgir e dificultando um tratamento imediato.

É importante destacar que, em situações de febre elevada, acima de 37,8 graus Celsius, é aconselhável o uso de um medicamento antitérmico. Já o banho frio é recomendado quando a temperatura corporal ultrapassa os 38 graus Celsius. Dessa forma, tomar um banho ajuda a evitar que a febre atinja níveis muito altos e cause desconforto significativo ao paciente.

Quais perigos do banho frio?

Tomar um banho supergelado pode ser perigoso, especialmente em casos mais graves de gripe. Isso ocorre porque as mudanças abruptas de temperatura podem levar a problemas sérios de saúde, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

Quando uma pessoa com gripe entra em contato com água fria durante o banho, seus vasos sanguíneos tendem a se contrair. Essa contração dos vasos faz com que a pressão arterial aumente temporariamente. No entanto, quando essa mesma pessoa sai do ambiente frio e entra em um local quente, os vasos sanguíneos dilatam rapidamente. Esse processo de dilatação reduz a pressão arterial drasticamente.

Essas mudanças bruscas na pressão arterial podem ser perigosas para pessoas que já estão debilitadas pela gripe ou por outros problemas de saúde. Em casos extremos, essas alterações repentinas na pressão arterial podem causar danos ao cérebro (Acidente Vascular Cerebral – AVC) ou até mesmo levar à ocorrência de um infarto.

You might be interested:  Como lidar com a gripe durante a gravidez

Portanto, é importante evitar tomar banhos gelados quando estamos gripados ou doentes. É recomendável optar por banhos mornos ou tépidos para ajudar no alívio dos sintomas da gripe sem comprometer nossa saúde cardiovascular.

Tomar banho quente e sair no frio pode agravar os sintomas da gripe?

Há um equívoco comum em relação à gripe. Contrariamente ao que se acredita, tomar banho quente e sair no frio não causa nem agrava a doença. A única causa da gripe é o vírus da Influenza. Embora essa prática possa causar algum desconforto, como aumento nos calafrios temporários, não há consequências duradouras associadas a ela.

Veja também: Agende aqui a sua vacina contra a gripe

Benefícios do banho gelado

Tomar banho gelado pode ser benéfico para a saúde da pele e dos cabelos. A água quente tende a ressecar os fios capilares, pois remove os óleos naturais do cabelo. Já a água fria ajuda a fechar os poros da pele, evitando o acúmulo de oleosidade.

No entanto, é importante lembrar que cada pessoa reage de forma diferente ao banho gelado e é essencial respeitar as preferências individuais. Se você não se sentir confortável ou se tiver algum desconforto ao tomar banho frio enquanto estiver gripado(a), opte por uma temperatura mais amena que seja adequada para você.

Causas da gripe

P.S.: É importante lembrar que cada pessoa reage de maneira diferente à temperatura da água durante um episódio de gripe. Caso você esteja considerando tomar um banho gelado para aliviar seus sintomas gripais, é sempre melhor consultar um profissional médico para obter orientações adequadas ao seu caso específico.