Por que a Gripe se Agrava durante a Noite?

Pq A Gripe Piora A Noite

Ao deitar, o muco se acumula nos seios da face, causando pressão e dores de cabeça. Os desequilíbrios hormonais também são apontados como uma das causas, visto que podem ser causados pela falta de sono à noite e também podem estar ligados à função imunológica. 9 Gen. 2023

Ritmo circadiano e hormônios

Essa sensação desagradável está relacionada principalmente ao nosso ritmo circadiano. Esse mecanismo, que segue um ciclo de 24 horas e se ajusta entre o dia e a noite, funciona como um “relógio interno”. Ele regula todas as mudanças e atividades celulares que ocorrem em nosso corpo ao longo do dia.

A influência do ciclo circadiano pode ser afetada por fatores como a exposição à luz, tanto natural quanto artificial, a prática de exercícios físicos, a qualidade do sono e os níveis de estresse. Essas variáveis podem interferir nos níveis hormonais e essa alteração está relacionada com o possível agravamento dos sintomas da gripe durante o período noturno.

Um desses hormônios é o cortisol , também conhecido como o “hormônio do estresse” 1,3. Os níveis de cortisol podem variar drasticamente em resposta a situações de estresse, falta de sono, alterações no sistema imunológico e mais. Só que esse desequilíbrio pode fazer com que outros hormônios também tenham seu ciclo alterado, e isso pode fazer você se sentir pior à noite 1.

Outro ponto é que o cortisol está intimamente ligado às funções do sistema imunológico , que fica mais ativo durante a noite na luta contra doenças ou infecções. É por isso que a febre, que costuma estar presente em casos de gripe, pode aumentar na hora de dormir. É um sinal de que seu corpo está reagindo, e o seu sistema imunológico está ativamente combatendo uma doença 1.

No contexto feminino, durante a noite ocorre uma diminuição nos níveis de estrogênio e progesterona, além do cortisol, que são hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual. Essa flutuação hormonal pode levar a alterações de humor como irritação e ansiedade. Esses sintomas adicionam um fardo extra de estresse para as mulheres que já estão doentes, intensificando o desconforto geral.

Agravamento dos sintomas da gripe durante a noite: entenda o motivo

Ao deitar na cama durante o sono, nosso corpo adota uma posição horizontal. No entanto, essa mudança de postura pode levar ao acúmulo do muco presente na cavidade nasal, agravando a congestão e tornando a respiração mais difícil.

Adicionalmente, essa condição pode gerar uma compressão nos seios faciais, resultando em desconforto na região do rosto ou até mesmo causando uma dor de cabeça indesejada1.

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Deseja obter mais informações? A secreção pós-nasal, ao deitar-se, escorre para a garganta, o que pode agravar a tosse durante o sono. Isso ocorre devido à influência da gravidade atuando contra nós.

Por isso, um dos principais desafios de como dormir com gripe é achar uma posição confortável (vamos falar mais sobre isso ainda neste artigo).

Por que a gripe se agrava durante a noite?

Uma explicação não tão científica para a sensação de piora dos sintomas da gripe à noite é o fato de termos menos distrações durante o sono. Durante o dia, estamos ocupados com várias atividades que nos fazem desviar nossa atenção das dores e desconfortos causados pela doença 1.

Além das diversas distrações que enfrentamos ao longo do dia, também realizamos várias ações para aliviar os sintomas e obter algum conforto. Essas ações incluem tomar um chá, aplicar uma compressa quente, assoar ou lavar o nariz, entre outras. Além disso, podemos receber cuidados de alguém próximo, o que naturalmente nos traz conforto.

Torna-se mais desafiador ignorar esses sintomas quando estamos deitados na cama, afastados de qualquer estímulo e tentando relaxar. Nesse momento, esses desconfortos podem parecer ainda mais intensos do que durante o dia, perturbando completamente o sono.

E agora, qual é a melhor posição para dormir quando se está com gripe? Descubra conosco!

Alívio da gripe A durante a noite

O ritmo circadiano e os hormônios estão relacionados com essa sensação desagradável que sentimos. Para melhorar nosso bem-estar, podemos adotar algumas medidas:

1. Ajuste a posição do corpo para uma postura mais confortável.

2. Evite distrações excessivas que possam interferir no relaxamento.

3. Tome um banho quente para promover o relaxamento muscular.

4. Consuma líquidos quentes, como chás ou sopas, para ajudar a aquecer o corpo.

5. Eleve a cabeça e o pescoço com travesseiros adequados para aliviar tensões musculares.

6. Mantenha um ambiente úmido adequado para evitar desconfortos respiratórios.

7. Experimente utilizar mel como um recurso natural que pode auxiliar na qualidade do sono.

– Pratique exercícios físicos regularmente para promover um sono mais tranquilo;

– Evite consumir alimentos pesados antes de dormir;

– Estabeleça horários regulares de sono, acordando e indo dormir sempre nos mesmos horários;

– Crie uma rotina noturna relaxante antes de se deitar;

– Mantenha seu ambiente de dormir limpo e organizado;

– Limite o consumo de cafeína durante a tarde e à noite.

Lembrando sempre da importância em buscar orientação médica caso as dificuldades persistam ou interfiram significativamente na qualidade do sono.

Como conseguir uma boa noite de sono durante a gripe

Quando estamos gripados, é comum enfrentarmos dificuldades para dormir devido ao desconforto causado pela doença. No entanto, existem algumas medidas simples que podem proporcionar mais conforto e melhorar a qualidade do sono durante esse período.

Por que a gripe se agrava durante a noite?

Ao tomar banho antes de dormir, é recomendado ajustar o chuveiro para uma temperatura quente, porém confortável. O vapor resultante tende a suavizar o muco nasal, proporcionando um alívio temporário para quem está lidando com nariz entupido. Essa prática pode ser útil para aqueles que desejam saber como conseguir dormir mesmo com congestão nasal.

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Por que a gripe se agrava durante a noite?

Ingerir chás e sopas leves antes de dormir pode proporcionar uma sensação reconfortante e promover o bem-estar, contribuindo para um momento relaxante ao se deitar. Alguns afirmam que consumir líquidos ajuda a aliviar os sintomas da gripe e congestão nasal, embora essa relação precise ser mais investigada. No entanto, uma pesquisa revelou que indivíduos que ingeriram bebidas quentes relataram sentir-se menos cansados e experimentaram menor desconforto na garganta.

Além disso, é importante ressaltar que a hidratação desempenha um papel fundamental na recuperação da gripe.

Aumente a altura da cabeça e do pescoço

Se você está com gripe e percebe que a tosse piora quando deita, há uma dica para ajudar: durma com a cabeça e o pescoço elevados. Isso pode ser feito usando um travesseiro inclinado ou vários travesseiros para garantir uma posição confortável durante o sono.

As crises de tosse noturna frequentemente são causadas pelo muco nasal que desce pela garganta quando estamos deitados, devido à ação da gravidade. Portanto, mudar a posição do corpo pode ser benéfico para aliviar esse desconforto.

A influência da umidade durante a noite na piora dos sintomas da gripe

Se o ar em sua casa ou quarto estiver muito seco, um umidificador pode ser uma solução para melhorar a qualidade da respiração durante o sono. No entanto, é importante tomar cuidado com esse aparelho, pois o excesso de umidade pode favorecer a proliferação de mofo no ambiente.

A influência da noite na intensificação dos sintomas da gripe

Existem indícios de que o consumo de mel pode ser uma alternativa para melhorar a qualidade do sono em casos de tosse, pois esse alimento tem propriedades que podem diminuir a frequência e intensidade da tosse durante a noite.

É fundamental ter em mente que o consumo de mel é recomendado apenas para bebês com 1 ano ou mais. Embora possa ser uma estratégia alimentar para crianças, é importante respeitar essa restrição de idade.

Por que os sintomas da gripe podem se intensificar durante a noite?

Existem medicamentos sem prescrição que podem ajudar a aliviar sintomas comuns de gripes e resfriados, como febre e dores pelo corpo. Novalgina 6-10 é uma opção disponível em farmácias por todo o Brasil, adequada para uso familiar.

A Novalgina é um remédio que possui propriedades analgésicas e antitérmicas, sendo formulada com dipirona 6-10. Essa linha de medicamentos oferece seis opções diferentes, incluindo versões para uso pediátrico (gotas 6 e solução oral a partir dos 3 meses 7) e supositórios para crianças entre 4 e 14 anos8), além de apresentações destinadas ao uso adulto (concentrações de 500mg e 1g a partir dos 15 anos9), inclusive uma versão efervescente10).

A linha de produtos demonstrou ser eficaz na redução da temperatura e no alívio das dores em geral, como comprovado por estudos científicos 7-11. Portanto, esses produtos podem ser uma opção a considerar quando se procura uma solução para esses problemas.

Os sinais de gripes e resfriados geralmente persistem por cerca de uma semana a dez dias. Caso haja incerteza, é recomendado consultar um médico – é essencial buscar ajuda se os sintomas piorarem após seis dias.

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Aqui estão 6 sugestões para conseguir dormir melhor quando estiver gripado e acordar mais revigorado. Estas dicas podem ajudar a aliviar os sintomas da gripe durante o sono, proporcionando uma noite de descanso mais tranquila e confortável.

Dormir é benéfico durante um resfriado?

– Dormir bem ajuda na recuperação da gripe e do resfriado.

– A piora dos sintomas durante a noite ocorre porque o corpo está concentrando suas energias na luta contra os vírus.

Melhorando da gripe em 2 horas

Beber bastante líquidos, como água, chás e sucos, é fundamental para cuidar do nosso corpo e se recuperar mais rapidamente da gripe. A ingestão adequada de líquidos ajuda a manter o organismo hidratado e facilita a eliminação das toxinas presentes no corpo durante a doença. Além disso, os líquidos ajudam a aliviar sintomas como dor de garganta e congestão nasal.

A gripe é uma infecção viral que afeta principalmente as vias respiratórias. Ela causa sintomas como febre, tosse, espirros, dor de cabeça e cansaço. Durante a noite, esses sintomas podem piorar devido à posição horizontal do corpo ao dormir. Isso pode levar ao acúmulo de secreções nas vias respiratórias superiores e causar maior desconforto respiratório durante o sono.

As etapas do catarro durante a gripe

1. Congestão nasal: Durante o dia, quando estamos em pé ou sentados, é mais fácil para o muco fluir através das vias respiratórias. No entanto, ao deitar-se à noite, a gravidade dificulta esse fluxo e resulta em uma maior congestão nasal.

2. Drenagem postnasal: A drenagem do muco da parte posterior do nariz para a garganta pode causar irritação e tosse durante a noite.

3. Tosse noturna: A tosse tende a se intensificar à noite devido à posição horizontal do corpo e ao acúmulo de muco nas vias respiratórias superiores.

4. Inflamação das vias respiratórias: À medida que as vias respiratórias ficam inflamadas pela infecção viral da gripe, os sintomas podem se tornar mais pronunciados durante o repouso noturno.

6. Desidratação: Durante o sono prolongado sem ingestão adequada de líquidos, podemos nos desidratar facilmente. Isso pode piorar os sintomas gripais como dor de garganta e ressecamento nasal.

7. Falta de descanso adequado: Quando estamos com gripe, nosso corpo precisa descansar adequadamente para combater efetivamente o vírus. Se não conseguirmos dormir bem à noite por causa dos sintomas gripais, isso pode afetar negativamente nossa recuperação.

8. Aumento da temperatura corporal: Durante a noite, a temperatura do corpo tende a subir ligeiramente. Isso pode levar ao aumento dos sintomas gripais, como febre e calafrios.

9. Menor umidade do ar: Em muitos casos, o ar dentro de casa durante a noite é mais seco do que durante o dia. Isso pode irritar ainda mais as vias respiratórias já inflamadas pela gripe.

10. Maior sensibilidade à dor: À medida que nos acalmamos para dormir à noite, podemos ficar mais conscientes das dores e desconfortos causados ​​pela gripe.

Lembrando que essas são apenas possíveis razões pelas quais os sintomas da gripe podem piorar durante a noite e cada pessoa pode ter experiências diferentes com relação aos sintomas gripais noturnos.