Quem pode tomar a vacina da gripe?

Vacina Da Gripe Quem Pode Tomar

A vacina da gripe é uma medida preventiva essencial para proteger a saúde e prevenir complicações causadas pelo vírus influenza. No entanto, nem todas as pessoas são elegíveis para receber a vacina. É importante conhecer os grupos de risco que podem se beneficiar dessa imunização e entender quem pode tomar a vacina da gripe.

Vacinação contra a gripe: quem pode receber?

A gripe é uma enfermidade viral provocada pelo vírus Influenza, o qual se propaga por meio de gotículas contendo secreções respiratórias e saliva. Essas gotículas podem estar presentes no ar ou depositadas em superfícies.

A {palavra-chave} é uma condição respiratória que pode variar em termos de gravidade, desde sintomas leves até casos mais graves que podem resultar em pneumonia e, se não tratada adequadamente, até mesmo levar à morte.

Vacinação contra a gripe 2024: quem pode participar?

A partir de março, a vacina contra a gripe de 2024 estará disponível no Alta Diagnósticos.

Pessoas com 60 anos ou mais têm a opção de escolher a vacina Efluelda, que foi criada para melhorar a resposta e eficácia contra o vírus da gripe, oferecendo uma maior quantidade de antígenos por dose.

Agende suas consultas de forma online e garanta a segurança da sua saúde e dos seus entes queridos!

Quem está apto a receber a vacina contra a gripe?

A vacina contra a gripe tetravalente de 2024 é recomendada para todas as pessoas com idade igual ou superior a 6 meses, especialmente aquelas que apresentam maior probabilidade de contrair infecções respiratórias graves.

A vacina contra a influenza não pode ser administrada em pessoas que tiveram reações alérgicas aos componentes da vacina ou à dose anterior, bem como em crianças com menos de 6 meses.

You might be interested:  Quais As Vacinas Essenciais Para o Bebê Recém-Nascido?

É seguro tomar a vacina da gripe enquanto estiver com sintomas de gripe?

Se o paciente estiver com febre ou apresentar sintomas respiratórios no dia da vacinação, é aconselhável adiar a aplicação até que os sintomas desapareçam.

Benefícios da vacinação contra a gripe: quem deve tomar?

É altamente recomendado que todas as pessoas com mais de 6 meses de idade sejam vacinadas contra a gripe. A vacina tem como objetivo diminuir o risco de desenvolver casos graves de infecção pelo vírus influenza, que podem levar à hospitalização e até mesmo ao óbito, especialmente em indivíduos pertencentes aos grupos considerados mais vulneráveis.

Outro benefício da vacinação é a redução dos surtos de vírus, como foi o caso do H3N2, um subtipo do vírus Influenza A. Quando as pessoas se vacinam, as chances de ocorrerem surtos são significativamente menores.

Diferença entre as vacinas quadrivalente e trivalente contra a gripe

A vacina quadrivalente, conhecida também como tetravalente, é composta por dois tipos diferentes de Influenza A e outros dois tipos de Influenza B. Essa vacina está disponível em clínicas particulares especializadas em imunização.

Quem pode receber a vacina quadrivalente contra a gripe?

A vacina quadrivalente é uma combinação de dois tipos diferentes do vírus da gripe A e outros dois tipos do vírus da gripe B. Essa vacina pode ser encontrada em clínicas particulares que oferecem serviços de imunização.

Quem pode receber a vacina trivalente contra a gripe?

Oferece imunização contra dois tipos de Influenza A e um tipo de Influenza B. Disponível nos postos de vacinação públicos.

Pessoas gripadas podem receber a vacina contra a gripe?

É compreensível que muitas pessoas pensem em adiar a vacinação quando estão enfrentando os sintomas da gripe, pois podem confundir esses sinais com possíveis efeitos colaterais da própria vacina. Porém, é fundamental entender que a imunização contra a influenza é segura e eficaz, além de ser uma das principais medidas preventivas para evitar complicações decorrentes dessa infecção viral.

Para esclarecer essa questão e incentivar as pessoas a se protegerem através da vacinação, profissionais de saúde recomendam alguns cuidados práticos. Primeiramente, é importante diferenciar os sintomas do resfriado comum dos da gripe: enquanto no resfriado há predominância de coriza nasal e dor na garganta leve, na gripe são mais intensos os sinais como febre alta repentina acompanhada por dores musculares e fadiga excessiva.

Como funciona a vacina da gripe?

A vacina contra a gripe é feita com três ou quatro cepas do vírus influenza, dependendo se é trivalente ou quadrivalente. Essas cepas são inativadas, misturadas e embaladas para produzir a vacina.

You might be interested:  Preparando Chá de Poejo para Tratar Gripe

Quando uma pessoa é vacinada, o seu sistema imunológico reconhece as proteínas do vírus, produz anticorpos e células protetoras contra as cepas presentes na vacina que tomou.

Se uma pessoa vacinada entrar em contato com o vírus, seu corpo tem a capacidade de controlar a infecção, evitando que o vírus se multiplique ou reduzindo sua replicação. Isso resulta em uma diminuição da gravidade da doença.

Idade para receber a vacina bivalente

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está recomendando uma nova dose da vacina bivalente contra a Covid-19 para duas categorias específicas: pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade. Essa medida visa reforçar a proteção desses grupos, que são considerados mais vulneráveis à doença.

É importante destacar que essa recomendação da SES não substitui as orientações gerais sobre o esquema vacinal completo para toda população elegível. Apenas os grupos mencionados devem buscar pela aplicação dessa nova dose como forma adicional de fortalecer sua resposta imune ao vírus.

Dessa forma, tanto idosos quanto indivíduos imunocomprometidos devem estar atentos às informações divulgadas pelos órgãos competentes e seguir as orientações dos profissionais de saúde responsáveis pelo seu acompanhamento médico. A busca pela imunização completa é essencial para reduzir os riscos de contágio e complicações relacionadas à Covid-19, garantindo uma proteção mais efetiva para esses grupos vulneráveis.

Quantas doses da vacina contra a gripe são aplicadas?

A quantidade de doses da vacina varia de acordo com a idade do indivíduo.

Crianças com idades entre 6 meses e 9 anos que nunca receberam vacinação devem ser imunizadas com duas doses, com um intervalo de um mês entre elas. Já aquelas que já foram vacinadas em anos anteriores precisam receber uma dose anualmente.

Para pessoas com mais de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos, é recomendado receber uma única dose anualmente.

Fim da campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu estender a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 30 de junho, com o objetivo principal de aumentar a cobertura vacinal e alcançar uma taxa mínima de imunização de 90% nos grupos prioritários. Inicialmente prevista para encerrar no dia 5, essa prorrogação permitirá que mais pessoas tenham acesso à vacina.

You might be interested:  Quem é o Responsável pela Transmissão do HPV: O Papel dos Homens

Para garantir que todos os públicos prioritários sejam atingidos, é importante reforçar as estratégias e divulgar amplamente as informações sobre a campanha. Além dos postos tradicionais, é possível realizar parcerias com empresas, escolas e outros locais frequentados pelos grupos-alvo para facilitar o acesso à vacinação.

Outra medida eficaz é utilizar canais digitais para disseminação das informações sobre a campanha. É possível criar posts nas redes sociais, enviar mensagens por aplicativos como WhatsApp ou SMS e disponibilizar um site específico com todas as orientações necessárias.

Além disso, vale ressaltar que os profissionais da saúde devem estar preparados para esclarecer dúvidas sobre a importância da vacinação contra a gripe. Eles podem fornecer dados atualizados sobre os benefícios da imunização e também explicar quais são os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Com essas medidas práticas em mente, espera-se que haja um aumento significativo na cobertura vacinal contra a gripe em São Paulo até o final do mês de junho. A extensão do prazo proporciona uma oportunidade valiosa para proteger ainda mais pessoas contra essa doença sazonal.

A vacina da gripe pode dar reação?

O efeito colateral do imunizante geralmente é mínimo. Em alguns casos, podem ocorrer reações leves, como dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação, além de dor muscular, mal-estar, cansaço, perda de apetite e alterações no humor ou sono.

A eficácia da vacina contra o H3N2 na campanha de vacinação contra a gripe de 2024

Sim, a vacina contra a gripe é atualizada anualmente para se adequar às novas cepas que surgem. A versão da vacina influenza de 2024 inclui uma cepa chamada Thailand do subtipo H3N2.

A vacina contra a gripe quadrivalente de 2024 oferece imunização contra diferentes cepas do vírus.

Aqui estão algumas cepas de vírus da gripe que têm circulado recentemente: Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09, Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2), Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/lilhagem Victoria) e Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/lilhagem Yamagata).

Onde receber a vacina contra a gripe?

A vacina trivalente está disponível na rede pública de saúde para os grupos de risco, que incluem crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas, adultos a partir dos 55 anos, profissionais da área da saúde, professores e funcionários de escolas públicas e privadas, população indígena e pessoas com doenças crônicas.

Nos estabelecimentos privados de vacinação, a vacina quadrivalente está disponível para indivíduos com 6 meses ou mais, sem qualquer restrição de faixa etária.