Reação da vacina contra a gripe: Qual é?

Qual A Reação Da Vacina Da Gripe

Conforme mencionado, as reações mais comuns da vacina da gripe são dor, inchaço, endurecimento e vermelhidão no local da aplicação do imunizante. Ou seja, são efeitos causados apenas pela picada da agulha, que nada tem a ver com a dose ou o vírus da Influenza.

Reações Comuns

Entre as reações mais frequentes, estão os sinais locais, como sensação de desconforto, coloração avermelhada e endurecimento na área onde o medicamento foi aplicado. Esses sintomas geralmente são leves e desaparecem em até dois dias.

Manifestações sistêmicas, como febre, sensação de mal-estar e dores musculares, podem surgir após a imunização. Geralmente, esses sintomas começam entre 6 a 12 horas depois da vacinação e desaparecem em até 2 dias.

Reações Raras da Vacina contra a Gripe

As reações anafiláticas são extremamente incomuns após a administração da vacina contra a gripe.

Pessoas que possuem alergia severa a algum componente da vacina ou à dose anterior não devem receber o imunizante.

Quando devo buscar assistência médica após a vacinação contra a gripe?

É essencial procurar assistência médica se os sintomas persistirem por mais de 72 horas. Além disso, é importante buscar orientação profissional caso um paciente vacinado apresente sintomas mais intensos do que o habitual.

You might be interested:  Remédio para gripe sem efeito sonolento

Tempo para reação após tomar a vacina da gripe

Uma das reações mais frequentes que podem ocorrer após a aplicação da vacina contra a gripe é o surgimento de sintomas no local da injeção, como dor e vermelhidão. Essas reações costumam aparecer até 72 horas após a vacinação e são mais comuns em indivíduos acima dos 65 anos.

Outras possíveis reações adversas incluem:

– Febre baixa

– Mal-estar geral

– Dores musculares

– Dor de cabeça

É importante ressaltar que essas reações são temporárias e tendem a desaparecer espontaneamente dentro de alguns dias. Caso os sintomas persistam ou se intensifiquem, é recomendado buscar orientação médica para avaliação adequada.

Composição e Componentes da Vacina Contra a Gripe

A vacina é feita a partir de proteínas de várias variantes do vírus da gripe.

A vacina trivalente contém duas cepas do vírus A e uma cepa do vírus B, enquanto a vacina quadrivalente possui duas cepas do vírus A e duas cepas do vírus B.

A composição da vacina é atualizada anualmente, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que monitora a situação nos hemisférios Norte e Sul.

Tempo para reação após a vacinação: quanto tempo é necessário?

Após receber a vacina da gripe, é possível que algumas pessoas apresentem sintomas leves nos primeiros dois dias. Esses sintomas são chamados de efeitos colaterais e geralmente desaparecem por conta própria após algum tempo. No entanto, é importante ficar atento a esses sintomas.

É importante observar de perto os sinais de reações mais graves à vacina da gripe. Embora sejam raras, algumas pessoas podem ter uma reação alérgica grave (anafilaxia) logo após receberem a dose. Os sinais dessa reação incluem dificuldade para respirar, inchaço dos lábios ou língua e erupções cutâneas graves. Se algum desses sintomas ocorrerem logo após tomar a vacina da gripe, é necessário buscar ajuda médica imediatamente.

You might be interested:  Hepatite A: Entenda os Sinais e Sintomas da Doença

É seguro tomar a vacina da gripe se estiver gripado ou resfriado?

Indivíduos com problemas respiratórios devem evitar a vacinação, pois pode haver confusão entre os sintomas do quadro respiratório pré-existente e as reações causadas pela vacina.

Além disso, pessoas com sintomas respiratórios não devem transitar pelas unidades de vacinação pelo risco de infectarem outras pessoas, inclusive imunodeprimidos.

É necessário esperar a cura da infecção antes de receber a vacina.

Qual é a resposta da vacina?

Reações da Vacina Tríplice Viral podem incluir:

– Febre

– Ardência no local da aplicação

– Vermelhidão no local da aplicação

– Dor no local da aplicação

– Formação de nódulo no local da aplicação

Já as reações à Vacina antitetânica podem incluir:

– Febre

– Dores musculares e cansaço

– Vermelhidão no local da aplicação

-Inchaço ou dor no local da aplicação

Reações comuns após a vacinação contra a gripe

É recomendado utilizar compressas frias para tratar manifestações locais.

Agendamento da vacina contra a gripe em São Paulo: como fazer?

A vacina trivalente está disponível na rede pública de saúde para os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, como: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), adultos a partir de 55 anos, profissionais da saúde, professores e profissionais de escolas públicas e privadas, população indígena, pessoas com doenças crônicas (como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, imunocomprometidos, entre outras), forças de segurança e salvamento; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, bem como a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Na rede privada, é possível encontrar a vacina quadrivalente contra a gripe para indivíduos com mais de 6 meses de idade. Agende sua imunização no Salomão Zoppi e mantenha-se saudável!