MENINGOCÓCICA ACWY

Segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Também conhecida como vacina conjugada quadrivalente, a vacina meningocócica ACWY protege contra quatro tipos de meningococos responsáveis pelas doenças meningocócicas: A, C, W e Y. É feita com amostras inativadas da bactéria, portanto não provoca nenhuma das formas da doença.

Quando tomar: A vacina Meningocócica ACWY deve ser aplicada em duas ou três doses (dependendo do laboratório produtor) no primeiro ano de vida: aos 3 meses, 5 meses e 7 meses, além de reforço aos 12 meses de idade. Após, recomenda-se reforço desta vacina entre os 4 e os 6 anos, com novas administrações a cada 5 anos até os 16 anos de idade.

Aplicação: Intramuscular.

Contraindicação: Alergia aos componentes da vacina, ou após a primeira aplicação.

Importância da prevenção: A meningite meningocócica é uma infecção severa e que preocupa bastante os pais e profissionais em saúde. Causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), causa inflamação da membrana que recobre o cérebro e pode provocar infecção generalizada ao se disseminar na corrente sanguínea. São identificados cinco tipos principais de meningococos: A, B, C, W e Y. O tipo C é o mais frequente em nosso país.